As aulas nos centros municipais de educação infantil, nas escolas municipais e na educação de jovens e adultos de Paranavaí começam nesta segunda-feira (9). Juntas, as instituições de ensino da rede somam 9.518 alunos matriculados.
De acordo com a secretária de Educação Wanessa Durante, as equipes diretivas retomaram as atividades em 21 de janeiro, a fim de tratar dos principais aspectos necessários para o início das atividades letivas.

Foto: Arquivo DN
“As unidades escolares estão organizando os materiais pedagógicos e administrativos, bem como recebendo e conferindo os insumos destinados ao funcionamento escolar. A merenda está sendo planejada e distribuída conforme o cronograma, garantindo o atendimento nutricional dos estudantes.”
Quanto à estrutura física, a secretária informou que os estabelecimentos de ensino passaram por processos de limpeza, organização e pequenos reparos – tudo para proporcionar ambientes adequados, seguros e acolhedores para a comunidade escolar. “Eventuais ajustes e demandas pontuais estão sendo mapeados e encaminhados para providências, de modo a assegurar o pleno funcionamento das unidades no início do ano letivo.”
Em relação aos professores e demais profissionais, Wanessa Durante citou a capacitação pedagógica, dividida em dois momentos: duas palestras realizadas no centro de eventos na quarta-feira (4) e estudos e planejamento nas respectivas instituições na quinta-feira (5).
Além disso, a secretária falou sobre a formação continuada, “entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores”. O objetivo é garantir que a qualidade do ensino seja cada vez melhor e atenda devidamente as demandas dos alunos.

Foto: Arquivo DN
Participação da família
Na avaliação de Wanessa Durante, o sucesso do início do ano letivo depende da parceria entre a escola, o estudante e a família. Essa interação é indispensável para promover um ambiente acolhedor, organizado e propício à aprendizagem.
Nesse sentido, a orientação é que os familiares identifiquem os materiais e os uniformes com o nome do aluno, cumpram os horários de entrada e saída e respeitem as normas de funcionamento da instituição.
A secretária também pediu aos pais ou responsáveis legais que acompanhem a frequência e o desempenho escolar do estudante, mantendo diálogo constante com a escola.
Da mesma forma, é essencial incentivar hábitos de estudo, leitura e responsabilidade com as atividades escolares; orientar os estudantes quanto ao respeito às regras de convivência, aos colegas e aos profissionais da escola; e estimular atitudes de cuidado com o patrimônio escolar e com os materiais de uso coletivo.
Calendário letivo
O exercício letivo de 2026 na rede municipal de ensino começa igualmente nesta segunda-feira para todas as instituições, no entanto, as férias do meio do ano começarão em datas diferentes: de 13 a 29 de julho em escolas e educação de jovens e adultos e de 20 a 29 de julho nos centros de educação infantil. As atividades do segundo semestre seguirão até 18 de dezembro.




