Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeitura de Paranavaí realizou uma cerimônia para celebrar os 10 anos de fundação da Guarda Civil Municipal. O evento ocorreu no Centro de Eventos, foi marcado pela entrega de novos armamentos à corporação e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes das forças de segurança e lideranças comunitárias.
Durante a solenidade, foram entregues novos equipamentos adquiridos pelo município, somando investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão. Entre os armamentos repassados à corporação estão:
• 30 pistolas Taurus TS9, calibre 9mm;
• 4 carabinas Taurus CTT, calibre .40;
• 4 fuzis Taurus T4, calibre 5.56.
Além dos armamentos letais, a Guarda já havia recebido recentemente equipamentos não letais, ampliando as possibilidades de atuação nas abordagens e ocorrências do dia a dia.

O secretário municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Ademir Giandotti, destacou que a entrega representa não apenas a celebração do aniversário da corporação, mas a continuidade de um processo de fortalecimento estrutural.
Segundo Giandotti, o investimento já considera a ampliação do efetivo. Atualmente, Paranavaí conta com 33 guardas municipais em atividade e a previsão é convocar mais 30 aprovados em concurso público, o que poderá representar um aumento de 100% no efetivo nos próximos anos.
“A cidade cresceu e o número de guardas ficou para trás. Já estamos dialogando com o prefeito sobre a necessidade de ampliar o efetivo. Ainda não há data definida para as convocações, pois dependemos da estruturação da escola de formação, mas essa é uma prioridade”, explicou Giandotti.
Ele também ressaltou que os investimentos têm refletido nos índices de segurança do município. “Temos observado a redução no número de ocorrências ao longo dos anos. Isso é resultado da integração entre as forças de segurança e da estrutura que vem sendo construída”, pontuou.
O prefeito Maurício Gehlen destacou a importância de dar continuidade às políticas públicas iniciadas em gestões anteriores.
“É fundamental manter e fortalecer aquilo que foi construído há 10 anos, na gestão do ex-prefeito Rogério Lorenzetti. O prefeito delegado Caique deu continuidade e agora estamos fazendo a nossa parte, garantindo melhores condições para que a Guarda possa atender bem a população”, declarou.

O prefeito também ressaltou que, além dos armamentos, a administração tem investido em tecnologia, como a instalação de totens de segurança em pontos estratégicos da cidade, incluindo bairros e distritos.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar,o tenente-coronel Radamés Luciano Vinha destacou a atuação integrada entre as forças de segurança na região. Segundo ele, a Guarda Municipal tem papel fundamental dentro da estratégia conjunta de atuação.

“As forças de segurança trabalham de forma integrada em Paranavaí. O batalhão atende 22 cidades, e Paranavaí conta com a Guarda Municipal. Isso fortalece o trabalho. Eles já participaram de diversas operações conosco, assim como também prestamos apoio quando necessário”, afirmou.
O comandante lembrou ainda que a Polícia Militar teve papel importante na formação das guardas municipais da região, incluindo Paranavaí. “Qualquer investimento feito na força pública municipal colabora também com a força estadual. Quem ganha é a população”, reforçou.



