Os traços desenhados com aerossóis ganham formas e cores para enfeitar a vida. A arte de Felipe New Move traduz a paixão de quem descobriu no graffiti o caminho para transpor os limites da imaginação e fazer do mundo um lugar mais belo.
A história dele se encontra facilmente com as palavras de um grande ícone da literatura brasileira. Certa vez, Ariano Suassuna disse que arte é missão, vocação e festa.
Grafiteiro e muralista, Felipe New Move atua profissionalmente há 12 anos. Começou a se expressar em São Paulo, onde nasceu, e sentiu a necessidade de conquistar novos espaços. Mudou-se para Paranavaí em 2011 e viu as dificuldades se repetirem. A aceitação da arte urbana sempre enfrentou muitas barreiras.

Foto: Ivan Fuquini
Vencer o desafio levou tempo, mas a persistência garantiu a permanência no caminho que se propôs a seguir. Um passo de cada vez. Um dia depois do outro. E as portas foram se abrindo.
A arte de Felipe New Move ganhou muros e paredes de instituições e empresas de toda a região Noroeste do Paraná. O estilo reúne imagens técnicas e mais próximas da realidade, mas ele adapta as características profissionais às demandas dos clientes. O importante, diz, é valorizar a marca e a identidade.
Um dos trabalhos mais recentes faz parte do projeto Vida em Movimento, da Sanepar. O mural com quatro metros de altura e 29 metros de extensão celebra a força da água como origem e continuidade da vida.

Foto: Ivan Fuquini

Foto: Ivan Fuquini
A proposta é estampar no mural o fluxo constante que conecta pessoas, meio ambiente e futuro, revelando a importância do cuidado coletivo com o planeta. A obra retrata a diversidade humana: plural, colorida e cheia de energia. É um convite à esperança, à empatia e à responsabilidade compartilhada na preservação dos recursos hídricos.
Cidadania
Para além das relações comerciais, o artista urbano mantém trabalhos sociais de destaque em instituições de ensino. Visita escolas e desenvolve oficinas de grafite com os estudantes. E não é só sobre pintura, explica Felipe New Move, a iniciativa também é voltada para a construção da cidadania. Mais de 700 crianças já participaram.
Esse é o projeto Ideias Fixas que Fazem Arte (Iffa), desenvolvido em 2012 em parceria com o amigo Carlos Fernando, que é diretor e produtor cultural. A proposta é utilizar as manifestações artísticas para estimular o espírito de liderança, o senso de coletividade e a certeza do pertencimento. Como disse o escritor e poeta irlandês Oscar Wilde, o segredo da vida está na arte.
O trabalho sociocultural ganhou o reconhecimento da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec, que selecionaram Felipe New Move em um edital de incentivo a grafiteiros de mais de 400 municípios, incluindo todo o território paranaense e o sul de Mato Grosso do Sul.
A meta é a execução de um painel artístico de aproximadamente 25 metros quadrados, a ser realizado durante a aplicação de uma oficina de grafite para jovens, ministrada pelo próprio artista. Felipe New Move aguarda o chamado para desenvolver o projeto.


Contato
Os registros dos trabalhos e das ações sociais de Felipe New Move estão reunidos nos perfis do Instagram (@newmove44) e do Facebook (Felipe New Move). Também é possível entrar em contato com pelo WhatsApp (44) 99865-5496.




