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Produção do filme levou oito meses, nos quais foram utilizadas mais de 75 mil fotografias 
Foto: Divulgação
Produção do filme levou oito meses, nos quais foram utilizadas mais de 75 mil fotografias Foto: Divulgação

HISTÓRIA INFANTIL

Filme em stop-motion recria o clássico “João e Maria”

Uma das histórias mais emblemáticas para as crianças de qualquer parte do mundo é o clássico “João e Maria”. A lenda, que data da Idade Média, foi reunida em um livro pelos irmãos Grimm, no século XIX, e vem encantando os pequeninos há mais de dois séculos.

Agora, em uma iniciativa inédita no Brasil, o clássico foi transformado em animação no formato stop-motion.

O filme estará disponível até 20 de maio, em temporada digital, gratuita no canal oficial da Ditirambo Eventos Culturais no Youtube (https://youtu.be/LDw0BqhYPVc ). O projeto foi viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, com apoio das empresas Copel, Havan e Nutrimental.

A base do stop-motion é a ópera “João e Maria”, desenvolvida pela cantora lírica e educadora musical Lúcia Vasconcelos Jatahy, que estreou em 2013 e já foi assistido por mais de 10 mil espectadores.  A criação do stop-motion começou em 2020, quando Salete Cercal, proprietária da Ditirambo e coordenadora do projeto, decidiu adaptar a ópera para o formato audiovisual.

A tarefa ficou a cargo da Sync Imagens, por meio do documentarista e fotógrafo Edemar Miqueta e do fotógrafo Evandro Martin que, além da direção de fotografia, produziu os bonecos e a cenografia.

Antes de a animação começar, um divertido prólogo, com duas simpáticas bruxinhas que gostam muito de cantar, faz uma introdução ao mundo da ópera. As cenas em live action explicam e preparam a plateia para o universo cênico musical.

No texto original, que se chama “Hänsel und Gretel”, a história de João e Maria se passa em uma floresta alemã. Já na adaptação, tanto na ópera quanto no stop-motion, o enredo se desenvolve no sertão brasileiro, quando uma família muito pobre enfrenta as dificuldades impostas pela fome.

Salete Cercal falou sobre a necessidade de levar o filme para cidades do interior do Estado: “É de suma importância descentralizar a produção cultural, sobretudo áreas que são mais difundidas na capital, como é o caso da ópera”.

Ela destacou que “propiciar o acesso mais amplo possível é também gerar plateia, fazer circular a obra, incentivar novos talentos, dar acesso justo para toda população, não colocar limites para a democratização ao acesso da arte e da cultura – tudo isso é primordial e trabalhamos com isso em mente”.

Stop-motion – O filme em stop-motion é criado utilizando um processo que capta o movimento dos personagens foto a foto. Nessa técnica, cada segundo de gravação precisa de 24 fotografias, o que dá uma boa ideia da complexidade do trabalho. Só o processo de animação durou quatro meses. Ao todo, o filme consumiu oito meses de produção, nos quais foram utilizadas mais de 75 mil fotografias que, colocadas em sequência, criaram e deram vida aos personagens.

Um dos maiores desafios do processo foi o “lip sync”, ou sincronismo labial, que nada mais é do que “fazer com que os personagens falem”. Nessa busca pela perfeição, a equipe testou vários materiais, de tintas a corantes, para que os personagens fossem construídos de maneira satisfatória.

A iniciativa foi tão bem sucedida que, posteriormente, os organizadores já pensam em trabalhar na animação de outras obras destinadas ao público infantil. “Pretendemos manter a visibilidade da produção artística paranaense. Buscamos ter uma posição de grandes criadores de sonhos, entretenimento, arte e cultura”, afirmou Salete Cercal.

Ficha técnica

Adaptação/Tradução e Direção Artística: Lúcia Jatahy

Diretor Musical e Arranjos: Luiz Néri Pfützenreuter

Coordenação Geral/Captação: Salete Cercal

Roteiro e Direção de Animação: Edemar Miqueta

Direção de Fotografia: Evandro Martin

Design/Criação de Personagens e Cenários: Evandro Martin

Animação/Montagem/Edição: Edemar Miqueta

Assistentes de Criação e Confecção: Rosely E. Kondlatsh Miqueta e Levi Kondlatsh Miqueta

Cantores

Maria: Márcia Kaiser

João: Renata Bueno

Bruxa: Lúcia Jatahy

Pai: Paulo Barato

Mãe: Vanessa Rafaelly

Fada do Orvalho: Natália Pascke

Homem de Areia (Cazumbá): Angélica Romeros

Músicos

Piano: Luiz Néri Pfützenreuter

Flauta/flautim: Fabrício Ribeiro

Clarinete/clarone: Maurício Soares

Contrabaixo: Kiko Vargas

Percussão: Luiz Fernando Diogo

Cenas em live action

Bruxa Bel Sanfonell: Rozana Percival

Bruxa Bia Gatoska: Ariane Mafra

Gata Brisa: Marilandi Tresub

Zéfiros: Bruno Fabrício e Emilly Anne

Roteiro/direção de elenco: Salete Cercal

Direção de Produção: Rozana Percival

Produção adjunta/Promoter: Al Janeiro

Maquiagem/caracterização: Marcelino de Miranda

Programação Visual: Alessandro Dutra

Realização: Ditirambo Eventos Culturais (desde 1992) www.ditirambo.com.br

Apoio: Copel, Havan e Nutrimental

Na versão em stop-motion, a clássica história de João e Maria é ambientada no sertão brasileiro
Foto: Divulgação

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