A Câmara de Paranavaí, realizou na noite desta segunda-feira (9), a entrega das moções de aplausos ao professor Leandro Machado Campos pelo engajamento e contribuição na área acadêmica e religiosa e ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) pelos 75 anos de atuação em defesa dos profissionais e da educação no Estado.
O vereador Amarildo Costa enalteceu o comprometimento do homenageado.
“Conheci o Leandro em 2006 no Codep, quando era um dos representantes da Câmara, e nos tornamos amigos. Se eu tivesse que defini-lo com uma palavra, seria incansável. Ele é detentor de várias virtudes, mas a sua mais marcante é a determinação, pois tudo o que se propõe a fazer é com afinco e bem feito, atitudes que me fazem admirá-lo. Também é uma pessoa muito dedicada à religião e à comunidade. Grande incentivador de boas leituras, idealizador de projetos, e a frente de todos nós. Sou grato em tê-lo como amigo e entregar hoje esta homenagem. Muito obrigado pelo excelente trabalho que tem desenvolvido na sociedade”, disse o propositor da honraria.
Em seu pronunciamento professor Leandro elencou fases decisivas da sua vida que alavancaram seu propósito com a caridade e com a educação. “Como sou educador, além dos projetos sociais, faço parte de uma classe de profissionais que ajudam a formar as crianças no município, tanto intelectualmente como culturalmente. […] Gostaria de frisar que se ajudei a melhorar a vida de algumas pessoas e se pude estender a mão foi porque sempre me foi estendida, sempre encontrei portas abertas, acolhida e ajuda. E a todos expresso minha gratidão”.
Representando o Poder Executivo de Paranavaí, a secretária de Educação, Adélia Paixão, prestigiou a entrega das moções e anunciou que os vereadores devem apreciar em breve, o projeto encaminhado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), que concede aumento real de mais de 20% aos professores da ativa.
Depois, o parlamentar Josival Moreira, autor da moção em conjunto com a professora Cida Gonçalves, também utilizou a tribuna para destacar a atuação da APP-Sindicato.
“Durante estes 75 anos de existência, a APP realizou um brilhante trabalho e alcançou diversas conquistas, hora-atividade, vale-transporte, reajuste salarial, construção de Planos de Carreiras dos professores e funcionários, entre tantos outros benefícios aos trabalhadores e em defesa da educação pública. A nível de Paraná, em Paranavaí, tem feito de tudo em prol da categoria dos nossos profissionais. Nós entendemos os desafios, mas graças a luta de vocês, é que conseguiram estes inúmeros direitos”, parabenizou.
A APP-Sindicato foi representada pelo secretário geral professor Celso José dos Santos, a presidente do Núcleo Sindical de Paranavaí, professora Maria Júlia Nunes da Rocha e a secretária, professora Luci Maria Dias Onório. “Uma marca da APP é a representação de companheiros que estão na luta incansavelmente. Nós temos, ao longo desses anos de existência, um universo de 70 mil sindicalizados. Representamos a escola pública, democrática, cidadã e referenciada. Não se faz educação sem investimento, qualidade e valorização”, agradeceu Celso José em nome da direção estadual e dos educadores.