Os consumidores que pedem CPF na nota nas suas compras no comércio varejista devem ficar atentos quanto à emissão do documento, contribuindo no combate à sonegação fiscal no Estado. Isso é possível pelo aplicativo Nota Paraná e pelo site do programa.
Após realizar a compra, o cidadão pode acompanhar se o documento consta no seu cadastro e conferir o total de notas emitidas em cada mês. Pelo app, basta clicar na aba “Minhas Notas”. No site, o consumidor precisa completar o acesso (com usuário e senha) e clicar em “Minhas Notas”.
Ao acessar o mês que deseja, a ferramenta permite ver o nome do estabelecimento e a data de emissão da nota. Isso facilita para conferir se a nota foi emitida ou não. O prazo é de até 24 horas para o documento constar no perfil do cadastrado.
Se o consumidor perceber que a nota não foi emitida, ele pode fazer uma denúncia através do aplicativo do Nota Paraná ou do site na aba “Denunciar Loja”. Para isso precisa apenas do comprovante de pagamento para provar a compra.
Através da denúncia, além de contribuir para a fiscalização da sonegação fiscal, o contribuinte não têm prejuízo durante os sorteios do programa e a liberação de créditos. Cada nota fiscal emitida conta para a geração dos bilhetes que são sorteados mensalmente, com prêmios de até R$ 1 milhão, e também para o cálculo de créditos devolvidos aos consumidores.
É importante que o comprador registre a reclamação ao perceber que a nota fiscal não consta no app, pois o fornecedor pode, com a denúncia, corrigir a falha.
AEN