REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Dezembro de 2022 terminou com chuvas acima do esperado em Paranavaí. O levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostra que o mês passado acumulou 219,9 milímetros de precipitação, mas a média histórica para o período é de 154,49 milímetros.
Essencialmente foram pancadas isoladas de chuva, sempre com volume intenso. Só para dar uma ideia, basta relembrar o dia 8 de dezembro, quando em pouco mais de meia hora, quase no fim da tarde, foram 28,4 milímetros.
As chamadas chuvas de verão são mais comuns no período vespertino, porque os índices de evaporação das águas (lagos, rios e mares) estão mais altos. A umidade encontra temperaturas elevadas, o que gera mudanças repentinas, inclusive com ocorrências de ventos fortes, relâmpagos e trovoadas. Trata-se de uma característica marcante da estação.
Característica essa que deve ser percebida hoje (4) em todo o Paraná, conforme previsão do Simepar. As condições de instabilidade predominam desde segunda-feira, resultado do choque entre uma frente fria que passa pela Região Sul do Brasil com o ar quente e úmido proveniente do Centro-Oeste, escoando pelo Mato Grosso do Sul.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen acrescenta que embora a frente fria seja de fraca atividade, deve ganhar intensidade ao longo do dia. Chuvas e temporais podem ser registrados em todo o Estado e o acumulado de precipitação mais expressivo é esperado do Centro para o Norte do Paraná, principalmente no fim da tarde.
A partir de quinta-feira, as condições de estabilidade voltam ao Estado e o sol predomina, sem previsão de chuva. As temperaturas sobem na sexta-feira e os termômetros devem marcar até 29 graus.