(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Cocamar apresenta à Amunpar projeto de monitoramento climatológico com 85% de precisão

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Elevar o nível de informações meteorológicas e proporcionar monitoramento eficaz, com amplo leque de imagens e dados de relevância. Essa é a proposta o projeto Nowcasting, estruturado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial e com alcance na área de abrangência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

O projeto foi apresentado aos prefeitos na manhã desta quinta-feira (4) durante a solenidade que marcou a comemoração dos 53 anos da entidade.

Miro Lima é diretor-executivo da empresa Meteoblue, responsável pela fabricação e pela manutenção das estações climatológicas. Ele informou que o sistema de monitoramento climatológico tem 85% de precisão e quatro atualizações por hora. Também provê cálculos dos próximos 14 dias, garantindo significativa melhora nos índices de acerto.

Os dados ficarão disponíveis em sites das prefeituras e das cooperativas que aderirem ao projeto e poderão ser acessados por toda a comunidade. A expectativa é de que haja ganhos no plantio, na pulverização, na irrigação, na logística, na colheita e na armazenagem da produção agrícola.

Os municípios darão contribuições financeiras para a instalação das estações meteorológicas e formarão uma rede de colaboração para a coleta e a divulgação das informações. Quanto maior for o alcance, mais benefícios haverá no campo e na cidade.

De acordo com Miro Lima, o sistema Nowcasting é semelhante ao utilizado nos Estados Unidos e na Europa e permite identificar com antecedência a chegada de tempestades, furacões e outros eventos climáticos. Assim, é possível emitir alertas e prevenir a população.

O projeto já conta com o apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na região de Maringá. Na conversa desta quinta-feira, Miro Lima pediu também a adesão dos prefeitos da Amunpar.

Compartilhe: