REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Elevar o nível de informações meteorológicas e proporcionar monitoramento eficaz, com amplo leque de imagens e dados de relevância. Essa é a proposta o projeto Nowcasting, estruturado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial e com alcance na área de abrangência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).
O projeto foi apresentado aos prefeitos na manhã desta quinta-feira (4) durante a solenidade que marcou a comemoração dos 53 anos da entidade.
Miro Lima é diretor-executivo da empresa Meteoblue, responsável pela fabricação e pela manutenção das estações climatológicas. Ele informou que o sistema de monitoramento climatológico tem 85% de precisão e quatro atualizações por hora. Também provê cálculos dos próximos 14 dias, garantindo significativa melhora nos índices de acerto.
Os dados ficarão disponíveis em sites das prefeituras e das cooperativas que aderirem ao projeto e poderão ser acessados por toda a comunidade. A expectativa é de que haja ganhos no plantio, na pulverização, na irrigação, na logística, na colheita e na armazenagem da produção agrícola.
Os municípios darão contribuições financeiras para a instalação das estações meteorológicas e formarão uma rede de colaboração para a coleta e a divulgação das informações. Quanto maior for o alcance, mais benefícios haverá no campo e na cidade.
De acordo com Miro Lima, o sistema Nowcasting é semelhante ao utilizado nos Estados Unidos e na Europa e permite identificar com antecedência a chegada de tempestades, furacões e outros eventos climáticos. Assim, é possível emitir alertas e prevenir a população.
O projeto já conta com o apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), na região de Maringá. Na conversa desta quinta-feira, Miro Lima pediu também a adesão dos prefeitos da Amunpar.