A batalha não é sua!
Josué 1:29 – Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Uma notável imagem em baixo relevo está no jardim do Parlamento israelense, em Jerusalém. Arão e Hur sustentam os braços de Moisés enquanto Josué conduz os exércitos israelenses para a vitória, lá nas planícies baixas de Refidim.
O nome Josué quer dizer “Yahweh salva“. Deus lutaria por ele. Josué é um modelo de fiel obediência. Ele foi a única pessoa autorizada a subir o Monte Sinai com Moisés ao ser dada a Lei (Êx 24:13). Ele foi escolhido por Moisés, de uma tribo de Efraim, para espiar a terra prometida (Nm 13:17). Josué e seu companheiro, Calebe, foram os únicos que conclamaram o povo a confiar que Deus lhes daria Canaã.
Assim como Moisés guiou o povo de Israel através do Mar Vermelho, Josué guiou o povo através do rio Jordão em terra seca. Josué experimentou a mão poderosa de Deus em Jericó quando seus muros ruíram. Josué continuou tomando uma cidade cananeia após a outra. “E, de uma vez, tomou Josué todos estes reis e suas terras, porquanto o Senhor, Deus de Israel, pelejava por Israel” (Js 10:42).
Josué foi fiel, e Deus lutou por ele. Quando somos fiéis, e confiamos, e obedecemos e somos dependentes, Deus luta, triunfa, vence e derrota as forças satânicas que pelejam contra nós.
A batalha pertence a Ele, não a nós. Assim como os israelitas travaram ferozes batalhas contra seus inimigos, nós também lutamos diariamente contra as forças do mal. “Nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso” (Ef 6:12). Mas, mediante o Seu poder, a vitória é certa. Como Josué, nós também podemos ser “fortes e corajosos”, pois o Senhor nosso Deus está conosco (Js 10:25).
Reflita sobre isso no dia de hoje e ore agora:
Pai, que bom é sabermos que as batalhas não são nossas. Pertencem a Ti. Isso nos encoraja e nos dá forças para prosseguir, pois em Ti e contigo todas as vitórias estão garantidas. Louvamos o Teu nome, por Jesus, amém!