Há pouco mais de 30 dias, o Atlético Clube Paranavaí (ACP) levantava o troféu de campeão da Série C do Paranaense de Futebol. Sem muito tempo para comemorar, a diretoria do clube já iniciou o planejamento para a disputa da segunda divisão do estadual em 2024, que promete ser uma competição acirrada.
“Em 2023, o clube deu um passo importante. Temos consciência que agora cresce o nível técnico e consequentemente as dificuldades”, avalia o diretor de futebol do ACP, Adriano Pimenta.
A Série B contará com a participação equipes tradicionais no cenário estadual e que por várias vezes disputaram na elite do Paranaense. Além do Vermelhinho estão na competição: Nacional; Patriotas; Iguaçu; Paraná Clube; Apucarana; Laranja Mecânica; Rio Branco; e Foz do Iguaçu.
A competição está marcada para iniciar no mês de maio.
Ver essa foto no Instagram
Apesar do alto nível da competição em 2024, Pimenta enfatiza que o ACP tem uma camisa muito forte e tem que entrar para brigar nas primeiras posições.
Para 2024, Pimenta promete dar continuidade aos trabalhos que trouxeram resultados positivos na temporada passada, mas ressalta que o ACP mantém os pés no chão e vai montar uma equipe competitiva dentro das condições do clube. A manutenção de Willian Sander no cargo de técnico foi uma das primeiras ações do clube nesse sentido.
Sobre elenco, a diretoria pretende manter 80% dos jogadores, porém a falta de calendário nos primeiros meses do ano é um empecilho para segurar esses atletas em Paranavaí.
“Alguns desses atletas foram para as séries A1 e A2 do Paulista, Espírito Santo e Bahia. Mas quando chegar próximo do Paranaense, vamos analisar as condições deles para saber com quem contar”, conta Pimenta.
Além da manutenção do grupo, a contratação de novos nomes está sendo avaliada. O clube tem aproveitado as disputas dos estaduais e Copa São Paulo de Futebol Junior para mapear possíveis jogadores que possam compor o elenco, que deve ser formado por até 31 atletas.
“Não tem um número exato, mas o ideal é entre 28 e 31”, avalia o diretor de futebol.
A programação é que os trabalhos com a equipe iniciem após a segunda quinzena de fevereiro.
Pimenta também fez uma análise do atual cenário do ACP. “Quando chegamos em 2023 sabíamos das dificuldades e condições, mas com o trabalho realizado esse panorama mudou. Agora muitos atletas nos procuram para trabalhar no clube.”