O presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, reforçou, durante assembleia da entidade, a importância dos produtores se cadastrarem junto à Patrulha Rural Comunitária do 8º Batalhão de Polícia Militar para garantir mais segurança em suas propriedades. “É importante que todos se cadastrem. Isto vai agilizar o atendimento das ocorrências, até porque esta patrulha vai ter a geolocalização da propriedade, que indicará os caminhos mais rápidos para chegar nela”, disse o presidente.
A Patrulha Rural foi reativada em todo o Paraná em 1º de julho e a do 8º BPM se apresentou aos produtores há duas semanas, em reunião no Sindicato Rural. Ela atua 24 horas por dia e, além do trabalho ostensivo e preventivo, realiza o policiamento investigativo e repreensivo. Como atende toda a região, se for acionada e estiver distante, ela aciona o policiamento mais próximo, fornece inclusive com a geolocalização (se o proprietário for cadastrado) e depois dá continuidade ao trabalho.
A Patrulha ainda dá orientações e está distribuindo a Cartilha de Segurança Rural produzida pelo Governo do Estado, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Esta cartilha traz várias sugestões de segurança indicando, por exemplo a necessidade do controle de aceso à propriedade, as vigilâncias naturais, a melhor forma de estruturar a fazenda, sítio ou chácara, com a visão da arquitetura contra o crime, até a melhor forma de alojar máquinas e insumos agrícola.
Pierin Júnior também insistiu na importância de que todo tipo de roubo, por menor que seja o prejuízo, seja comunicada à PM para fazer boletim de ocorrência. Na Polícia Civil, o boletim cumpre a função de dar subsídios as investigações e, em caso de recuperação, facilita os trâmites legais para a devolução. Já na PM a ocorrência vai servir para alimentar um banco de dados que vai produzir estatísticas das regiões onde estão havendo maior número de ocorrências permitindo à Patrulha Rural fazer um planejamento mais eficiente das rondas.
Assembleia – A Assembleia do Sindicato foi realizada na tarde da última sexta feira (25) e conduzida pelo presidente Pierin, pelos vice-presidente Gilberto Pratinha, Carlos Costa Júnior e Paulo Sérgio de Abreu Pierin, e pelo diretor-financeiro Demerval Silvestre. Na ocasião foi aprovada a proposta orçamentária para 2023 de R$ 696.750,00. Também foi aprovada o valor da anuidade para o ano que vem, que se manteve no mesmo padrão e a taxa por funcionário que passou para R$ 35,00.
Os produtores ainda aprovaram a adesão dos novos associados: Edivaldo Vandresen, Andreia Gislaine de Araújo Campo e Antônio Marcos Mataruco.
No tempo destinado a assuntos gerais, além da Patrulha Rural, foi tratado do Prêmio Agrinho, o Encontro de Líderes Rurais, a ser realizado no próximo dia 2, em Curitiba, a formação da Comissão de Mulheres, que vem ganhando espaço no sistema FAEP/Senar/sindicatos rurais e a organização da viagem a Cascavel, entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2023, para visitar o Show Rural.
Para finalizar, o agrônomo André Camargo, da Serviço de Agricultura de Precisão (SAP Drones) apresentou as vantagens da utilização de drones para pulverização agrícola, como evitar desperdício e reduzir riscos no uso pesticidas. Anunciou que a empresará trabalhará com um preço especial para os associados do Sindicato Rural, que também concorrerão a prêmios.