BRUNO MADRID
DA UOLO/FOLHAPRESS
O novo tropeço do Botafogo, desta vez com derrota diante do Vasco, queimou toda a gordura construída pelo ainda líder do Campeonato Brasileiro, que tem um aproveitamento de time rebaixado no returno.
O Botafogo chegou a liderar o torneio com 13 pontos de vantagem em relação ao 2° colocado. Essa foi a distância máxima aberta pelos cariocas em relação aos concorrentes em um fechamento de rodada. O fato ocorreu em agosto, entre a 18ª e a 19ª rodada.
Desde então, a campanha foi ladeira abaixo e a gordura acabou de vez nesta segunda-feira (6). O ainda líder, agora, soma os mesmos 59 pontos do Palmeiras, que tem um jogo a mais na tabela. O Bragantino vem logo atrás, com 58 pontos e o mesmo número de jogos em relação à equipe de Lúcio Flávio.
O returno do Botafogo soma apenas 12 pontos e é digno de time rebaixado: apenas América-MG e Coritiba, lanternas do Brasileirão, fizeram uma segunda metade de torneio pior até o momento.
Os consecutivos tropeços e a pressão pelo título foram abordados pelo técnico Lúcio Flávio, que reforçou a insatisfação em relação à tabela e pediu uma retomada rápida por parte do elenco.
O Botafogo conseguiu impor uma distância boa e, agora, acabamos perdendo essa gordura. Ninguém está satisfeito, entendemos isso. Não podemos mais cometer os erros dos últimos jogos. Em relação ao resultado, não foi o que queríamos: não poderíamos ter saído atrás do placar contra o Vasco, isso geraria uma situação mais complicada. É retomar a partir de nesta quarta-feira (08). Vamos trabalhar muito em cima disso Lúcio Flávio em entrevista coletiva
VEJA COMO A VANTAGEM DO BOTAFOGO RUIU
18ª rodada: 13 pontos de vantagem; 19ª rodada: 13 pontos de vantagem; 20ª rodada: 11 pontos de vantagem; 21ª rodada: 11 pontos de vantagem; 22ª rodada: 10 pontos de vantagem; 23ª rodada: 7 pontos de vantagem; 24ª rodada: 7 pontos de vantagem
25ª rodada: 7 pontos de vantagem; 26ª rodada: 9 pontos de vantagem; 27ª rodada: 9 pontos de vantagem; 28ª rodada: 7 pontos de vantagem; 29ª rodada: 7 pontos de vantagem; 30ª rodada: 6 pontos de vantagem; 31ª rodada: 3 pontos de vantagem;
32ª rodada: 0 ponto de vantagem.