ADÃO RIBEIRO / adão@diariodonoroeste.com.br
Presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger está viajando o Paraná para divulgar sua pré-campanha a deputado federal pelo Republicanos. Com larga experiência na área de trânsito, trabalhou por muitos anos em Curitiba e também é professor universitário. Ele visitou o Diário do Noroeste na última sexta-feira e falou das ideias para um possível mandato na Câmara Federal.
O engenheiro informa que a decisão pela candidatura tem a ver com a experiência técnica. Acredita ser possível atuar para a melhoria das condições de vida da população, sobretudo com relação ao asfalto, áreas de inundação, iluminação pública, transporte coletivo e outras. “São da nossa profissão”, argumenta, complementando que pretende levar para a Câmara Federal um olhar técnico aliado ao social.
Sobre a contrapartida que o Paraná recebe em relação ao que produz em riquezas para a União, Krüger entende que é preciso fazer a defesa do Estado, dentro de uma revisão do pacto federativo. Mas, alerta que há estados com sérios problemas de infraestrutura e serviços e isso também pesa na hora de definir a aplicação dos recursos.
Ele entende que o problema brasileiro não está no volume de impostos pagos, mas na falta de prestação de serviços equivalentes. Exemplifica que o cidadão paga impostos, mas tem que bancar um plano de saúde, segurança privada, educação e outros.
Região – Tratando de uma bandeira regional, Krüger se posiciona favorável à duplicação da BR-376 até o Rio Paraná e à construção da ponte interligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul. Analisa como geração de riquezas e potencialização do agronegócio, forte em ambos os estados.
Cita ainda que a nova estrutura poderá fomentar o turismo, outro potencial grande a ser explorado pelo Noroeste. Repensar as futuras praças de pedágio, já contemplando as duplicações, é outra proposta do pré-candidato.
O engenheiro falou ainda de outros temas sensíveis socialmente. Um deles é o transporte coletivo, sobretudo nas grandes cidades. Tratando particularmente das engenharias, lembra que a atividade vai para além do que as pessoas conhecem.
Na pandemia, por exemplo, os engenheiros tiveram papéis determinantes na montagem de hospitais e segurança das equipes de profissionais de saúde.
Na visita ao DN ele estava acompanhado do engenheiro e professor paranavaiense João Artur Casado e de outras lideranças. Toda a entrevista com o engenheiro e professor Joel Krüger está disponível no site do Diário do Noroeste.
A entrevista completa você pode assistir aqui.