REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os pontos de vendas de drogas nos municípios integram as redes de microtráfico. São responsáveis por impulsionar furtos, roubos, agressões e homicídios. Quando o fluxo de comercialização ilegal de entorpecentes é mais intenso dentro de uma comunidade, a tendência é que haja maior incidência de crimes.
Diante dessa perspectiva, o 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí (8º BPM) e o Ministério Público (MP) da Comarca de Paranacity deflagraram a Operação Noroeste Seguro, com o intuito de combater o tráfico nas cidades de Paranacity, Cruzeiro do Sul e Inajá. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão que terminaram com duas pessoas presas e um menor apreendido.
O comando do 8º BPM informou que a ação conjunta com o MP pode ter desdobramentos. As forças de segurança pública seguem investigando a atuação do tráfico de drogas e do crime organizado em diferentes municípios da região.
A operação de ontem foi a primeira dessa abrangência na área do 8º BPM, com 22 municípios e seis comarcas. Outras podem acontecer à medida que novas informações surjam. De acordo com a Polícia Militar, a comunidade tem papel fundamental nesse sentido: através do telefone 181 é possível fazer denúncias e indicar pessoas e situações suspeitas, não apenas relacionadas ao tráfico de drogas, como também qualquer tipo de crime. A ligação é totalmente sigilosa.
No caso do 181, o denunciante conversa com a equipe da central de atendimentos em Curitiba, todos os detalhes são importantes para guiar o trabalho das forças de segurança. Cada caso é direcionado à organização competente – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público.
Também há um canal de comunicação direta com o 8º BPM, através do número 190.
Noroeste Seguro – A operação deflagrada ontem em Paranacity, Cruzeiro do Sul e Inajá foi resultado de dois meses de investigações.
De acordo com a PM, em um dos alvos na cidade de Inajá foram localizadas duas armas de fogo, do tipo espingarda. Embaixo da cama do morador, uma calibre.20; no forro da casa, uma .32 e quatro munições. As equipes também encontraram 1,160 quilo de maconha, 53 gramas de crack e 14 gramas de cocaína. O adolescente de 14 anos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.
As investigações também levaram a uma residência na área central de Paranacity. Lá havia 473 gramas de maconha, 197 gramas de crack, três balanças de precisão, mais de R$ 3.000 em dinheiro e um caderno com anotações referentes à venda dos entorpecentes. Na cozinha, sinais de fracionamento da droga em potes plástico. A moradora de 21 anos foi presa e está à disposição da Justiça.
O terceiro envolvido foi encaminhado ao Pelotão de Polícia Militar em Paranacity para confecção de Termo Circunstanciado. Trata-se de um homem de 29 anos, morador de Cruzeiro do Sul. Na casa dele, as equipes encontraram 6,7 gramas de maconha.
Comentários 0