O crescimento do movimento de mulheres no meio rural, principalmente nos últimos três anos, ficou, mais uma vez, comprovado no Encontro Regional de Líderes Rurais realizado em Maringá, nesta quinta-feira (6). Do público total de 290 pessoas, 70% eram produtoras rurais. Elas e os demais presentes participaram de dinâmicas voltadas para o fortalecimento do sistema sindical rural e puderam assistir à palestra com Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”.
O evento em Maringá encerrou a primeira semana da 4ª edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Além do município do Noroeste, o encontro também ocorreu em Ribeirão Claro e Londrina. Na próxima semana, Cianorte (11), Pitanga (12) e Guarapuava (13) vão receber a caravana. O roteiro, realizado ao longo do mês de junho, ainda inclui Medianeira (18), Pato Branco (19), Teixeira Soares (25), Castro (26) e Rio Negro (27).
Na abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antonio Borghi, e o vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Noroeste do Paraná (Nurespar) e do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Nascimento, destacaram a importância dos agricultores e pecuaristas para a sustentabilidade do sistema sindical rural.
“Sozinho a gente não é nada. Precisamos nos unir. Afinal, os nossos soldados são a base: sindicatos e produtores. A nossa missão é representar os interesses e anseios do setor em um só pleito, valorizando a nossa categoria. Por isso, os assuntos discutidos nestes eventos contribuem para respaldar nosso trabalho e nossa atuação”, disse Nascimento. “Esse evento, fazendo uma analogia com o futebol, é sair da arquibancada e ir para o campo jogar. Só assim, juntos, participando, para conseguir vitórias”, referendou Borghi.
Como em Ribeirão Claro e Londrina, parte da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR também esteve presente em Maringá. Nas suas falas, os integrantes reforçaram a necessidade de estreitar, cada vez mais, a relação entre sindicatos e produtores.
“O sistema sindical trabalha para e com todos os agricultores e pecuaristas. E a presença de diversos integrantes da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR é a prova disso”, afirmou o diretor secretário da entidade, Livaldo Gemin. “Reunir os produtores nestes eventos mostra a união do setor, para fazermos a diferença. Juntos, podemos obter o sucesso dentro das nossas ações de produção”, complementou o diretor financeiro, Paulo Buso.
Na mesma linha, dois vice-presidentes ressaltaram a importância da união dos elos da cadeia produtiva. Além disso, afirmaram que diretores e colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR estão trabalhando para fortalecer o sistema sindical.
“Sempre teremos desafios. Por isso a importância de estarmos unidos, organizados e fortes para enfrentar os desafios”, disse Lisiane Czech, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). “Nós sabemos as dificuldades que temos no campo e como enfrentá-las. O Sistema FAEP/SENAR-PR sempre vai defender os produtores e estar ao lado dos sindicatos rurais”, reforçou Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente da entidade.