Assessoria Prefeitura
A partir desta sexta-feira, dia 30 de julho, o município vai não vai mais receber pacientes com Covid-19 no Hospital de Campanha Morumbi. Com a queda nos números de casos confirmados e pacientes internados, no próximo dia 6 de agosto todas as atividades do Hospital de Campanha serão encerradas.
Com isso, apenas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Santa Casa continuam como unidades de referência para atendimento de pacientes com a doença. “Temos acompanhado a evolução dos atendimentos e, nas últimas semanas, sentimos uma boa diminuição no número de pacientes internados no Hospital de Campanha. Considerando isso, optamos por não receber novos pacientes para que possamos fechar totalmente os atendimentos no hospital de campanha. Com a baixa na procura por atendimento, vamos concentrar tudo na Santa Casa”, explica a secretária de Saúde, Andréia Vilar.
Dia “D” de combate às hepatites virais – A rede pública de saúde de todo Brasil está concentrada neste mês na campanha do “Julho Amarelo”, que tem como foco principal a luta contra hepatites virais. Em Paranavaí, a Secretaria de Saúde vai realizar o Dia “D” de combate às hepatites virais com testes rápidos.
Neste sábado, dia 31, haverá três locais disponíveis para a realização dos testes rápidos para a detecção, não somente da hepatite, como também do HIV e Sífilis. As equipes estarão no pátio da Prefeitura, no Terminal Rodoviário e no calçadão do centro, das 9h às 12h.
O programa de hepatites virais tem como objetivo desenvolver e implementar as ações de prevenção e controle das hepatites transmitidas por vírus, contribuindo para a redução da morbimortalidade por esta doença na população.
O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a hepatite B e C, pois permite a detecção rápida e o diagnóstico precoce dessas doenças. A realização do teste dura em torno de 30 minutos e, conforme o resultado, a pessoa recebe as orientações e os devidos encaminhamentos. Cabe reforçar que o teste rápido está disponível gratuitamente durante todo o ano na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).