Cibele Chacon
Da Redação
Com a aproximação das eleições de 2024, o município de Querência do Norte terá dois candidatos na disputa pela prefeitura. O atual prefeito Alex (PL) tenta a reeleição, enquanto a Professora Elaine (PT) também concorre ao pleito. Haveria, ainda, um terceiro concorrente, mas Bettini, do Mobiliza, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para a Câmara Municipal, a cidade conta com 72 candidatos, sendo 25 mulheres.
Alex – Coligação Juntos por uma Nova História
Alex, natural de Loanda, é o atual prefeito de Querência do Norte e busca a reeleição pelo Partido Liberal (PL), com o apoio da coligação “Juntos por uma Nova História”, composta pelos partidos PL, PSD, PP e União Brasil. Ele é solteiro, tem ensino médio completo, declarou não possuir bens e tem Marcio Esser, do Progressistas, como candidato a vice-prefeito.
Em seu plano de governo, Alex afirma que o objetivo fundamental de sua gestão será “implantar um modelo de gestão com participação na administração municipal”, em que a população terá papel ativo nas decisões. Ele propõe estabelecer “metas e resultados altamente positivos em todas as áreas de atuação do governo municipal”. O candidato também destaca a importância de “instrumentos de planejamento e acompanhamento de metas”, garantindo que sua gestão será pautada “na disciplina da execução orçamentária”.
Alex se compromete também a buscar “novas soluções para o município de Querência do Norte”, com foco no desenvolvimento social e econômico sustentável. Ele vê o plano de governo como “um programa em constante construção”, moldado de acordo com os anseios da sociedade. A população local será, segundo ele, a principal protagonista na construção do seu plano de governo.
Professora Elaine – Federação Brasil da Esperança
Professora Elaine, natural de Querência do Norte, é pedagoga e disputa pela primeira vez o cargo de prefeita. Divorciada e com R$ 260.254,96 em bens declarados, ela concorre pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), tendo como vice a professora Salete Santa Terezinha, também do PT.
No plano de governo de Professora Elaine, ela destaca que o Partido dos Trabalhadores tem como prioridade as “políticas públicas de inclusão social”, colocando “a pessoa humana no centro de suas decisões”. O plano enfatiza a importância de descentralizar os recursos para promover o crescimento e desenvolvimento de Querência do Norte.
A candidata também menciona o compromisso com respeito e comprometimento com as diversidades culturais, religiosas e de gênero, destacando a preservação do meio ambiente. O plano propõe “políticas públicas que amenizam problemas graves como a fome e a miséria”, além de investir em áreas essenciais como Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Saneamento Básico e Infraestrutura. Outro ponto de destaque é a pavimentação de 100% da cidade e a construção da ponte sobre o Rio Ivaí.
Professora Elaine acredita que sua gestão será participativa, com a comunidade e os servidores apontando as maiores necessidades, e promete aproveitar ao máximo “todas as fontes de recursos e programas ofertados pelos governos Federal e Estadual” para garantir a realização das prioridades do município.