REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O sistema interno de comunicação informa aos clientes da Giga, em Paranavaí: a Copa do Mundo está chegando. Em seguida, anuncia artigos específicos para os torcedores da seleção brasileira. Tem bandeira, corneta, peruca, itens a partir de R$ 3. “E pode ter promoção nos próximos dias”, sugere o gerente Edmilton Francisco Xavier.
Grande parte do estoque verde e amarelo foi vendida durante o período eleitoral, em manifestações de apoio ao atual presidente e então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Após a apuração das urnas eletrônicas, em 30 de outubro, a comercialização arrefeceu, mas a expectativa é que, às vésperas da competição esportiva, os clientes voltem a comprar. A abertura da Copa do Mundo será neste domingo (20).
O primeiro jogo do Brasil está marcado para 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. Depois virão a Suíça, no dia 28, às 13h, e Camarões, em 2 de dezembro, às 16h. Até lá, qualquer mudança no volume de comercialização será bem-vinda, afirma Rogério Junior Pivato, proprietário da RS Tem de Tudo, que também viu as prateleiras com artigos nas cores da bandeira do Brasil se esvaziarem antes das eleições.
Em Paranavaí, o clima de Copa do Mundo parece não ter contagiado os lojistas. Verde e amarelo se perdem entre os anúncios da campanha Black Friday, com ofertas que podem chegar a 70%, e a decoração natalina. Pivato avalia que a época não é a mais propícia para os artigos que fazem referência à seleção brasileira.
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) não fala especificamente do mundial de futebol, mas aposta na sequência de eventos para alcançar “resultados extraordinários”. O gerente-executivo Carlos Henrique Scarabelli destaca que além do “três em um” (Copa do Mundo, Black Friday e Natal), “neste ano, temos uma condição mais favorável em relação ao cenário de pandemia. Temos menos restrições e isso contribui”.
Expediente – Nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, o comércio de Paranavaí terá horários diferenciados de funcionamento. No dia 24 de novembro (quinta-feira), as lojas abrirão das 8h às 15h, com uma hora para refeição, e retorno das 18h às 22h.
Na data do segundo jogo, 28 de novembro (segunda-feira), os estabelecimentos comerciais do Centro e dos bairros atenderão das 8h às 12h, com retorno às 16h e expediente até 18h. Para a última participação do Brasil na fase de grupos, 2 de dezembro (sexta-feira), a jornada de trabalho será das 8h às 15h, com intervalo de uma hora para descanso e alimentação.
De acordo com o documento elaborado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), havendo classificação do Brasil para as oitavas de final, o jogo será no dia 5 ou 6 de dezembro, às 16h. Assim, o expediente será das 8h às 15h, com uma hora de intervalo para refeição.
Caso o Brasil se classifique para as quartas de final, a partida será no dia 9 ou 10 de dezembro, às 12h. Sendo no sábado, os empregados trabalharão das 8h às 11h. Se a seleção chegar à semifinal, o jogo está previsto para 13 ou 14 de dezembro, às 16h. Então, o expediente será das 8h às 15h, com intervalo de uma hora para descanso e alimentação.
As horas não trabalhadas poderão ser compensadas em jornadas de trabalho estendidas durante a Black Friday. De acordo com o Sivapar, permanecem inalteradas e aplicáveis todas as demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho firmada com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom) para o exercício 2022/23.
As regras se aplicam ao comércio de Alto Paraná, Amaporã, Diamante do Norte, Guiaraçá, Inajá, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.