REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Prefeitura de Paranavaí corrigiu a falha na iluminação da Praça Rodrigo Ayres de Oliveira, popularmente conhecida como Praça do Teatro. Foi uma resposta à mobilização dos moradores, descontentes com a escuridão durante a noite.
Na semana passada, o Diário do Noroeste conversou com integrantes do grupo Vizinhos Solidários do Teatro Municipal, formado por dezenas de pessoas que ajudam a cuidar do bairro e atuam em diferentes causas sociais. Na ocasião, falaram da insegurança que acompanhava a falta de manutenção nos postes de luz.
A matéria foi publicada na edição de 10 de fevereiro, na página 4, sob o título “Moradores reclamam das condições da praça do teatro municipal e pedem ajuda do poder público”.
O problema foi resolvido quarta-feira (14), e o diretor municipal de Iluminação Pública, o engenheiro eletricista Fábio Havro de Sá, explicou que o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa passa por uma reforma planejada pela Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
“A empresa responsável pela obra executou abertura de valas no solo ao redor da praça para implantar um novo sistema de drenagem pluvial, algo que afetou os cabos subterrâneos do sistema de iluminação pública”, informou. A situação aconteceu entre o final de 2023 e o começo de 2024.
A equipe de fiscalização da obra notificou a empresa para reparar os cabos rompidos e solicitou a retomada do funcionamento. Os ajustes foram feitos, mas outro problema se apresentou: a vida útil dos equipamentos – o material usado é muito antigo.
O diretor de Iluminação Pública assegurou que todo o sistema será revitalizado, desde cabos, infraestrutura e postes, com instalação de lâmpadas de led. “Recebemos parte do material e outra parte ainda está por chegar. Nosso cronograma é de terminar a reforma e adequação com mão de obra de nossa diretoria até o final do mês de abril.”
Seguem as vistorias semanais para garantir que o sistema permanece funcionando normalmente. O pedido para os moradores é que conforme surjam problemas, entrem em contato com a Ouvidoria, ligando para 156, ou pelo aplicativo GeoCidadao, disponível para telefones celulares com sistemas Android e iOS.