(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Thamela Quirino
Foto: Thamela Quirino

REGIÃO NOROESTE

PSDB e Cidadania preparam base política para eleições municipais de 2024

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Paranavaí é uma cidade importante, estratégica, com grande representatividade política. As considerações são do deputado federal Beto Richa (PSDB) e do presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno, que viajaram à Região Noroeste para conversar com correligionários e começar pavimentar os caminhos para as eleições municipais de 2024.

Na passagem por Paranavaí, na última quinta-feira (1º), eles visitaram o Diário do Noroeste e falaram sobre a Federação PSDB-Cidadania, formalizada há aproximadamente um ano, resultado da convergência de pautas e bandeiras políticas e econômicas.

A união das duas siglas, disse Richa, é “natural e prazerosa”.  A sintonia se explica pela origem dos dois grupos partidários: “Viemos do mesmo lugar”, resumiu. A ideia é que as congruências fortaleçam as relações também nos âmbitos regionais e municipais. Assim será possível formar uma estrutura forte para o ano que vem.

Se a meta é consolidar a unidade entre PSDB e Cidadania, Bueno destacou a importância o trabalho em desenvolvimento em todo o Paraná. Estão percorrendo todas as regiões do Estado e conversando com lideranças, militantes e filiados para explicar o que é e como funciona a federação partidária. Também delegam tarefas, uma delas é buscar novos nomes que permitam ampliar a base de apoio das duas siglas.

Especificamente sobre Paranavaí, Richa e Bueno citaram o nome de Leônidas Fávero Neto, o Doutor Leônidas, vereador e suplente de deputado estadual. Representante do Cidadania no Legislativo Municipal, é protagonista na corrida eleitoral, indicado como pré-candidato a prefeito.

A confirmação de Doutor Leônidas no disputa de 2024 vai depender da construção de alianças e das configurações futuras, mas a intenção inicial da Federação PSDB-Cidadania é apresentar candidatura própria para prefeito e chapa completa para vereadores. Assim também deverá ser em outros municípios da Região Noroeste.

Pedágio – Beto Richa comentou sobre a concessão das rodovias paranaenses para a iniciativa privada. “Os paranaenses são a favor do pedágio, o que ‘pega’ é a alta tarifa cobrada desde sempre.”

A expectativa é que os valores sejam acessíveis e que as obras de duplicação, retomadas. “São importantes para o desenvolvimento e a segurança do Estado”, disse o parlamentar.

Rubens Bueno acrescentou: “Temos alto volume de recursos, dinheiro público, da população, colocado na recuperação das rodovias do Paraná. São bilhões e bilhões de reais. Com a paralisação do contrato, essas estradas estão se deteriorando, então nós estamos perdendo bilhões e bilhões de reais”.

A avaliação do presidente do Cidadania é que as questões contratuais precisam ser resolvidas o mais rapidamente possível, permitindo a retomada das concessões. “Será melhor para todos.” A responsabilidade, lembrou Bueno, é do Governo Federal.

Política – O deputado federal do PSDB enfatizou que a sigla declarou independência em relação ao Governo Federal, postura avalizada por ele. “O que imaginar que seja importante para a sociedade e para os brasileiros, que atenda os interesses do Paraná, aprovamos. Se avaliar que não é bom, votamos contra, criticamos.”

Na opinião de Richa, o Executivo tem demonstrado grande desarticulação. “Isso é voz corrente na Câmara dos Deputados, entre todos os partidos.” A falta de apoio rendeu muitas derrotas e algumas vitórias com dificuldades.

Já no âmbito estadual, a Federação PSDB-Cidadania e o Governo mantêm parcerias. “Temos presença desde a primeira eleição e agora na reeleição. Agora temos secretarias [Esportes e Cultura]”, apontou Rubens Bueno, seguido de Richa: “Nos aproximamos mais do Governo agora e estamos contribuindo”.

Compartilhe: