Em Brasília, onde esteve para participar da reunião da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais, foi recebido pelo deputado Tião Medeiros em seu gabinete. “Viemos aqui para cumprimentar o deputado pela posse, pedir seu apoio para o hospital e nos colocar à disposição para trabalhar em parceria para fortalecer o sistema de saúde em nossa região”, explicou ele.
Medeiros resgatou a representatividade política de Paranavaí, que há 32 anos não tinha um legítimo representante na Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa do Paraná, onde permaneceu por dois mandatos consecutivos (2015 a 2023), o deputado “foi um grande colaborador da Santa Casa e nossa expectativa é a de que ele continue nos apoiando agora como deputado federal”, disse Arrais.
O diretor do hospital protocolou no gabinete do deputado um ofício em que pede “especial atenção” à Santa Casa, já que é o maior da região, o único com leitos de UTI e atende toda a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense).
Ainda no documento, assinado pelo presidente Renato Augusto Platz Guimarães e pelo próprio Arrais, a instituição explica que enfrenta um desiquilíbrio financeiro por conta da pandemia e que manter aberto o hospital “para dar um atendimento digno à população é um grande desafio”.
No documento a Santa Casa pede apoio não somente para seu custeio, mas também “para realizar investimentos e trazer novas especialidades para atender, com dignidade, esta laboriosa população regional”.
Arrais esteve no gabinete do deputado paranavaiense acompanhado de Josiane Celestino, do Hospital Policlínica, de Pato Branco; Evandro Parente, do escritório de representação do Governo do Paraná em Brasília; e Mario Bosso, consultor do Terceiro Setor.
Dimensionando as necessidades – Na audiência, o deputado Tião Medeiros manifestou sua satisfação em receber os dirigentes hospitalares e informou que, neste momento, está dimensionando as demandas do setor para definir como poderá atender às reivindicações.
“Estamos ouvindo e dimensionando as demandas do setor. Os hospitais filantrópicos necessitam de recursos não só para custeio, mas também para novos investimentos. Vou fazer o máximo possível para ajudar a Santa Casa de Paranavaí”, disse Medeiros.
De acordo com o parlamentar, este hospital tem que ser fortalecido “porque atende os 28 municípios da região. Temos que considerar a sua importância regional”.
Medeiros pontuou que a abertura total da Unidade Morumbi, que está operando com apenas um terço de sua capacidade, está entre suas prioridades e garantiu que vai atuar para buscar recursos no Governo Federal através de seus programas, e apresentará emenda no Orçamento Geral da União (OGU), destinando recursos para o hospital.
Adiantou que logo após o carnaval terá uma reunião com a ministra Nísia Trindade (Saúde) para tratar das demandas da Santa Casa.
Sobre os R$ 3,2 milhões que deverão ser liberados para a instalação de uma hemodinâmica na Santa Casa, Medeiros disse que esta é uma conquista do deputado Ricardo Barros, mas que vai acompanhar a liberação para que ocorra o mais rápido possível. “Esta é uma conquista do deputado Ricardo Barros. Mas se de alguma forma eu puder contribuir estarei à disposição”, arrematou o paranavaiense.
Comentários 0