REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“As feiras de ciências possibilitam aos alunos a oportunidade de vivenciar a pesquisa de forma prática, já que por meio dos projetos científicos os alunos pesquisam, formulam hipóteses, experimentam, fazem observações e interpretam os resultados obtidos. Também têm o objetivo de trazer a inclusão social para estudantes mais carentes.”
Assim o vereador mirim de Paranavaí Gustavo Vinicius Castriani Malheiro inicia a justificativa para o projeto de lei apresentado na manhã de ontem (18). Ele propõe a inclusão da “Feira de Ciências” no calendário oficial de eventos do município e sugere a adoção de providências pela comunidade escolar, com o apoio da Secretaria de Educação, para incentivar a participação dos alunos em ações de valorização do conhecimento científico.
Gustavo e outros nove estudantes de escolas estaduais cívico-militares de Paranavaí foram eleitos para compor o Parlamento Jovem. Ontem, participaram da primeira sessão ordinária na Câmara de Vereadores e fizeram a leitura de proposições que serão votadas na próxima terça-feira (22), a partir das 9h.
Além do projeto de lei que define a primeira quinzena de novembro como período para a realização das feiras de ciências, os adolescentes apresentaram indicações ao Poder Executivo. Se forem aprovados, poderão ser acatados e sancionados pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).
Capacitação – Entre as sugestões está o uso da Escola Municipal Professor Pedro Real, no Jardim Morumbi, como local para a oferta de cursos profissionalizantes para jovens acima de 14 anos e adultos. A ideia é promover a descentralização e facilitar o acesso dos moradores à capacitação para o mercado de trabalho. O texto é assinado pelos vereadores mirins Emillena Maranhão, Luis Murilo de Almeida e Mirian de Souza.
Esporte – Outra indicação é que a Administração Municipal reative a piscina pública e disponibilize profissionais de educação física para os campos de futebol do projeto “Arena Meu Campinho”. Os propositores argumentam que “o incentivo ao esporte é importante para diminuir, ou mesmo eliminar, a possibilidade de inserção de jovens e adolescentes na criminalidade”. Além disso, é um instrumento de inclusão social. A redação é dos vereadores mirins Enzo Yudi Suguiama Marques, Sabrina de Paula Perine e Gustavo Vinicius Castriani Malheiro.
Trânsito – Também como indicação ao Executivo, Elizeu da Silva, Guilherme de Pele dos Santos, Cauan de Oliveira Lima e Poliana de Souza Pimenta apontam a necessidade de instalações de placas de sinalização nas proximidades das escolas Neusa Pereira Braga e Silvio Vidal, ambas no Jardim São Jorge. Na avaliação dos vereadores mirins, o aviso “Cuidado Escola” alertaria os motoristas e daria maior segurança para os estudantes e demais pedestres que transitam por aquela região, evitando acidentes.
Projeto – Parlamento Jovem é um projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Câmara de Vereadores de Paranavaí. Na primeira etapa, os estudantes receberam orientações sobre a dinâmica de trabalho do Poder Legislativo. Depois, se reuniram para elaborar as indicações e o projeto de lei citados nesta matéria. Por fim, terão uma audiência com o prefeito Delegado KIQ.
O Parlamento Mirim é composto por alunos de três colégios estaduais cívico-militares: Flauzina Dias Viégas, Leonel Franca e Silvio Vidal. Os dez vereadores mirins foram escolhidos por votação e tomaram posse no dia 19 de outubro deste ano.
A sessão de sexta-feira foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Paranavaí e o vídeo continua disponível para acesso. O encontro da próxima terça-feira também poderá ser acompanhado em tempo real pela internet.