REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta sexta-feira (20), lideranças do Noroeste do Paraná se reunirão em Paranavaí com o objetivo de discutir assuntos estratégicos para o desenvolvimento da região. Um dos tópicos em pauta é o funcionamento da Unidade Morumbi da Santa Casa.
A ideia é alinhar os termos do contrato para a realização de cirurgias eletivas e avaliar a dinâmica de atendimento aos pacientes de 21 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar).
A nova estrutura hospitalar começou a operar efetivamente no dia 4 de abril deste ano. As verbas para a realização dos procedimentos cirúrgicos são divididas entre o Governo do Estado e os municípios, através do CIS/Amunpar.
No primeiro mês, foram realizadas 125 cirurgias eletivas, mas o contrato prevê 312. O número abaixo do esperado foi resultado de uma série de fatores, inclusive a necessidade de ajustes na dinâmica de encaminhamento dos pacientes para a Unidade Morumbi.
Outro assunto que deve ser abordado durante o encontro de sexta-feira é a aproximação dos municípios da Macrorregião Noroeste, incluindo as áreas de Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Umuarama e Paranavaí. Busca-se, com o estreitamento das relações, fortalecer a força política para reivindicar melhorias para os municípios.