Idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) como ferramenta para comprometer políticos e lideranças com a eficiência pública, respeito ao dinheiro público, transparência e combate à corrupção, o Pacto por Paranavaí vem ganhando adesões de outras entidades. O movimento é aberto a toda e qualquer instituição interessada em contribuir com a ética na política e o respeito aos recursos públicos.
Inicialmente, a ação teve a adesão do Observatório Social de Paranavaí, Sindicato Rural de Paranavaí, Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Paranavaí (Assidip). Agora se unem ao movimento três lojas Maçônicas da cidade: Aarão, Acácia do Norte e Luzes do Arenito, a Associação das Microempresas de Paranavaí (Micropar) e o Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep).
Início – O Pacto por Paranavaí é o desdobramento da mobilização iniciada pela Aciap contra o aumento de cadeiras na Câmara Municipal, que, segundo projeto em discussão na Casa, passaria de 10 para 15 vereadores e da petição (abaixo-assinado) virtual contrário a ampliação. A petição ainda está aberta e pode ser acessada e assinada no site https://pactoporparanavai.org.br/.
Segundo estimativa o presidente da Câmara, vereador Luís Paulo Hurtado, as novas vagas custariam aos cofres públicos cerca de R$ 4,2 milhões na próxima legislatura. De acordo com a ACIAP, estes recursos seriam suficientes para a construção de uma escola, quatro postos de saúde ou oito quadras poliesportivas. Ou, ainda, para aquisição de 20 ambulâncias ou 10 ônibus escolares.