Na última terça-feira (30), a Secretaria de Educação de Paranavaí fez a entrega dos kits dos novos materiais Acerta Brasil para todas as escolas municipais da rede. Inicialmente, o material, composto de livros de Língua Portuguesa e Matemática, será implantado em todas as turmas de 4º ano, em preparação para a avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2025. O município investiu pouco mais de R$ 307 mil para a aquisição do material.
“A implantação desse material é um projeto que almejamos há alguns anos. O Acerta Brasil auxilia o município na progressão da aprendizagem e avaliação dos alunos com estratégias pedagógicas mais eficientes na Educação Básica. Este material consegue mapear e desenvolver competências e habilidades dos alunos. É o mesmo material utilizado no município de Sobral-CE, quem tem excelentes resultados no IDEB. Os livros de Língua Portuguesa e Matemática estão atualizados com os Eixos Cognitivos e Eixos do Conhecimento das novas Matrizes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que estão alinhados com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum)”, destacou a assessora pedagógica da Seduc, Sônia Costa.
A Coleção Acerta Brasil apresenta atividades de retomada de conhecimento, onde o estudante pode continuar a desenvolver habilidades para cada uma das áreas, aprimorar seus conhecimentos e preparar-se adequadamente, não somente para as provas, mas para os desafios da vida, a partir de missões que estão contidas em todo o livro. O conteúdo atende às necessidades de toda a rede ensino com sequências didáticas, materiais manipulativos de games e jogos de autoaprendizagem, banco de questões atualizado, simulados, formações, Guia do Gestor e uma plataforma intuitiva e rápida.
Além de recompor a aprendizagem, o material visa preparar os alunos para a prova Saeb. O resultado dessa prova, aplicada em âmbito nacional, é responsável por gerar índices aos municípios e ser base para o envio de recursos.
Na avaliação da secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, “sempre digo que para aumentar um índice que estava baixo, é fácil. O difícil é conseguir manter um índice alto ou aumentá-lo ainda mais. E esta é a proposta da implantação do material Acerta Brasil – nos ajudar a manter ou aumentar ainda mais nossos índices que já são muito bons. Recebemos esta semana uma prévia das médias da última prova Saeb de 2023, e ficamos muito felizes, pois a maioria das escolas ficou com notas acima de 8,0; várias com notas acima de 9,0. A nossa última média do IDEB já foi fantástica, de 7,3; e agora já estamos aguardando o resultado do novo IDEB, que sai em junho, vislumbrando uma média ainda maior. O que queremos é manter uma educação de alta qualidade para os nossos alunos. Vamos começar implantando o material Acerta Brasil para os 4ºs anos, mas a intenção é estender para as turmas do 1º ao 5º ano logo mais”, enfatizou.
(Keila Metz – diretora de Jornalismo – Assessoria Prefeitura)
Comentários 0